Menu

Trail dos Palácios

2015-11-04 12:48:16

Mais de 700 pessoas responderam ao desafio de ligar, por trilhos, os Palácios de Mafra e Sintra, na manhã do primeiro dia de Novembro de 2015. Às 8h30 foi dada a partida e caminhantes e corredores iniciaram o percurso que incluiu estradas romanas.



Com a organização conjunta da Roteiros Aventura em parceria com a Câmara Municipal de Mafra e Câmara Municipal de Sintra, o Trail dos Palácios é um evento desportivo nas modalidades de trail running e de caminhada, na distância única de 25km e com um tempo máximo de realização de 5 horas.

Dos 777 participantes, 101 ficaram pelo caminho, por desistência ou por não cumprirem as metas de tempo definidas. Apesar de algumas frustrações, Pedro Liberto afirma que “as condicionantes logísticas obrigaram a que tivéssemos de ser muito rigorosos com os tempos, caso contrário, iríamos ter problemas ao nível da coordenação geral do evento”.

De facto, foi preciso ter pernas para chegar à meta. Cerca de 25 kms, com algumas dificuldades provocadas pelo terreno, pela lama e pela quantidade de precipitação que caiu durante o evento. Mas, diz o ditado, “quem corre por gosto não cansa” e a opinião generalizada, apesar do cansaço, foi de ser “mais um Trail para repetir”.

Para os que optaram pela modalidade de caminhada, houve tempo para apreciar a paisagem. “O percurso escolhido foi lindíssimo, senti-me viajar a passado e perceber como era em outros tempos, em que não havia outra alternativa a não ser andar a pé!”, conta divertida uma das participantes no final da prova. Outro grupo comenta as peripécias vividas ao atravessar as zonas com mais lama: “a organização esteve muito bem. Acompanharam toda a prova e surpreendeu-me haver muitos postos de abastecimento”. 

A coordenação humana e logística é sempre o grande desafio na organização deste tipo de provas. Todo o percurso é passado a pente fino uns dias antes, é necessário articular esforços com as entidades oficiais, conseguir as autorizações necessárias, ter dispositivo policial, coordenar os abastecimentos ao longo da prova, os transportes, em suma, garantir as condições para que todos realizem a prova em segurança.

Para 2016, estão já a ser preparados cinco eventos de Trail, sempre conjugando a vertente desportiva e turística, com percursos por zonas históricas. Das actividades previstas, o Trail dos Palácios está incluído, com a realização da sua segunda edição.

Classificações Masculino

1º LUGAR Pedro Cruz 01:49:36

2º LUGAR Henrique Joanico 01:50:46

3º LUGAR Nelson Garcia 01:51:35


Classificações Feminino

1º LUGAR Sara Silva 02:17:18

2º LUGAR Sofia Agostinho 02:20:02

3º LUGAR Sofia Roquete 02:22:12


Ficha Técnica

Distância: 24.980 metros

Grau de dificuldade física: 4+ (de 1 a 5, sendo o grau 1 o menos exigente)

Ascensão total: 880 metros

Ponto mais alto: 238 metros

Ponto mais baixo: 4 metros



VOLTAR